domingo, 1 de dezembro de 2013

Reconstrução muscular

            Após um treinamento físico intenso sentimos a tensão muscular aumentada e os membros mais “pesados” e se não bem recuperado pode vir a sentir uma dor desagradável no dia seguinte, para uma recuperação completa o corpo gera todo um processo para tratar e adaptar o músculo para uma nova sessão de treinamento.
          Para a regeneração muscular acontecer o corpo precisa de matérias primas como proteínas e carboidratos essenciais para a recuperação. O sono tem papel fundamental para a recuperação pois no sono que ocorre o pico de liberação do GH hormônio fundamental na recuperação pois ele aumenta a concentração de RNA no tecido o que aumenta a síntese proteica.
            As células satélites são constituintes do tecido muscular e possuem grande atividade mitogênica o que contribui para o reparo de fibras e quando estimuladas  em treinamentos de força e traumas essas células são ativadas e se fundem as células existentes gerando novas fibras musculares, hormônios masculinos como a testosterona intensificam a ação dessas células.
         O óxido nítrico liberado no exercício para a dilatação das veias sinaliza a liberação do GH que também leva a produção do IGF(fator de crescimento semelhantes a insulina) que recruta as células satélites no músculo.O IGF atua principalmente no músculo esquelético, e células hematopoiéticas.
            A mTOR é uma proteína com papel fundamental na reconstrução e hipertrofia muscular uma vez que ela aumenta a síntese proteica, ela é estimulada pela depleção de substratos e hipóxia , pela liberação de hormônios especialmente pela insulina e aminoácidos principalmente a leucina e fatores de crescimento.
            A testosterona, hormônio androgênico produzido principalmente no testículo, quando ligada ao receptor adrenérgico potencializa a síntese proteica muscular.

Postado por Rafael Martins

Referências bibliográficas :
Nutrição Fundamentos e aspectos atuais,  Julio Tirapegui  Ed.Atheneu

Um comentário: